Relatório da Última viagem Missionária por Povoados do Semiárido Piauiense!

05/03/2014

De 09 a 15 de dezembro de 2013

“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara.” Mateus 9:35-38

Agenda Programática:
09/12 – Viagem a São Raimundo Nonato-PI
10/12 – Povoado Macacos (SRN-PI) e Coronel José Dias (Povoados Lagoinha e Lambedor)
11/12 – Dom Inocêncio-PI (Povoado Lagoa do Sal)
12/12 – Visita ao povoado Nova Zabelê (SRN) Pregação Igreja em SRN e Viagem à noite para Caracol PI
13/12 – Povoado Pendangas em Caracol PI e Água Brava em Guaribas PI.
14/12 – Campo Missionário em Canto do Buriti-PI e Floriano-PI
15/12 – Demerval Lobão (Almoço com Pr. Beat) de volta a Teresina

Assim como Jesus andava por cidades e povoados, também nos propomos a andarmos por todas as regiões anunciando o evangelho de Cristo e desenvolvendo projetos de ordem integral para regiões pouco favorecidas tando do evangelho como socialmente.

Objetivos das Visitas:

  • Desenvolver projetos agrícola e de escavação de poços em regiões atingidas pela seca;
  • Projetos de construção de pequenos templos em parceria com o PROAV;
  • Firmar parceria de compromisso com igrejas a adotarem de forma efetiva povoados da 
região.

1° Povoado Visitado – MACACOS (São Raimundo Nonato-PI) (10/12)


Observações Importantes: Constatamos que o local dispõe de um poço, mas que não dá conta de abastecer de forma efetiva todo o povoado devido à pouca vasão. Mais um poço que garanta a irrigação de uma horta comunitária seria uma solução importante para o povo que vive sem muitos recursos, uma vez que o local não dispõe de nenhum projeto comunitário.

Um irmão da Igreja Cristã Evangélica em São Raimundo se propôs a doar um terreno para escavação e criação de uma horta para comunidade, a igreja se comprometeu com o trabalho de gerenciamento da horta, um irmão com muita felicidade falou de uma experiência que está fazendo com uma planta chamada Moringa, eles desejam muito o projeto.

Características da região – Além de muito seca, segundo os moradores o solo não é tão rico em água, porque não há lençol freático, mas veias d’água. (Precisamos de um geólogo para constatação)

Nosso parecer: Somos do parecer favorável a escavação de um poço equipado e organização de uma horta comunitária na região com o gerenciamento da igreja.

2° Povoado Visitado: Lambedor (Coronel José Dias- PI)

Abastecido por poços particulares

3° Povoado Visitado: Lagoinho (Coronel José Dias -PI)

Observações importantes: Mais de 15 famílias, pouco mais de 200 pessoas residem no povoado e está sendo abastecido pela defesa civil. O local dispõe de apenas um poço particular que fica distante, e ainda assim não é equipado. O local precisa de um poço para comunidade Por ser uma região pedregosa, o local também necessita de um processo de compostagem para criação de uma horta comunitária. A dificuldade é regularização de um terreno, mas eles iriam lutar para regularizar.

A parceria se daria com a igreja Assembleia de Deus, um irmão chamado Alípio disse do grande interesse de que esse projeto seja implementado naquela região.

Características da Região: Local pedregoso e muito necessitado de água.

Nosso Parecer: Nosso parecer é favorável a princípio por um poço na região, levando
em conta a urgência por água.

4° Povoado Visitado – Lagoa do Sal (Dom Inocêncio-PI) (11/12)

Observações Importantes: O local é muito distanteda cidade que foi formada por um padre que garantiu que nenhuma igreja protestante entraria lá porque ele quem mandava ali, este padre ainda está vivo, mas muito velho não manda mais tanto assim, e duas igrejas evangélicas já estão chegando. A região é imensa e em um reio de 40 km segundo alguns pastores da região, não possuem igrejas e muito menos evangélicos. No povoado Lagoa do Sal, eles necessitam de um pequenos templos, pois 15 pessoas já são convertidas a partir de um trabalho que começou em julho através do Pr. Pedro Junior da Igreja do Nazareno, onde foi realizado o primeiro culto no povoado, (julho de 2013). Um irmão (Airton) doou um hectare de terra para construção de um templo e escavação de um poço, e também desejam muito uma horta na região.

Características da Região: Região pedregosa, distante e abastecida pela defesa civil, a água é muito longe para buscar, não existem poços próximos. Os moradores tem que caminhar quilômetros em busca de água.

Nosso Parecer: Favorável para que se construa um pequeno templo para que possam se reunir, este é o desejo deles, e se equipe um poço, pois eles já tem garantido a escavação através de uma outra parceria, mas precisam do equipamento.

5° Povoado Visitado – Nova Zabelê (São Raimundo Nonato-PI) (12/12)

Observações Importantes: Região bem abastecida de água, sem problemas com isso, e igrejas evangélicas presentes e desenvolvendo bons trabalhos. À tarde descansamos um pouco e à noite estivemos na Igreja Cristã de São Raimundo Nonato-PI, pregando sobre a missão da igreja de Cristo.

À noite depois do culto, partimos para a cidade de Caracol-PI, onde no dia seguinte faríamos mais visitas a povoados da região.

6° Povoado Visitado – Pendangas (Caracol- PI) (13/12)

Observações Importantes: Deparamos-nos com muita chuva neste dia, passamos pelo povoado serrinha, muito bem evangelizado e sem problemas com água, e fomos para pendengas. O local dispõe de um poço que fica a uns 5km de distância em um terreno particular, existem outros poços ainda mais distantes e também de particulares. Segundo os moradores um geólogo marcou alguns pontos na região e afirmou que água boa de verdade pode ser encontrada com uma escavação de pelo menos 100 metros. O solo no local é rico pelo lençol freático. Existe uma igreja evangélica construída pelos próprios irmãos do povoado, e necessitam muito de um projeto de um poço e também de uma horta.Os irmãosLuiz e Ulda doarão o terreno à igreja para escavação de um poço mais próximo e criação de uma horta que consideram muito importante para a região, segundo eles seria uma grande ajuda para as pessoas em tempo difícil.

Características da Região: Seca, mas fomos surpreendidos com muita chuva. Existem três poços que foram escavados pela prefeitura, mas não deram água.

Nosso Parecer: Favorável a escavação e organização de uma horta comunitária, de fato eles necessitam de um projeto desses no povoado.

7° Povoado Visitado – Agua Brava (Guaribas-PI)

Observações Importantes: O povoado é muito isolado, difícil de chegar por ficar do outro lado da serra das confusões. Nestes dias de chuva, principalmente, não existe a menor condição de chegar de carro pequeno, a menos que seja 4×4, como fomos. A missão Pró Sertão esteve na região no período de maior escassez, e o povoado inteiro tem o maior apreço pelos missionários que estiveram ajudando com mantimentos as famílias ali. Não existe poço próximo, eles pegavam água de uma cacimba que depois das primeiras chuvas entupiu, por isso têm que caminhar quilômetros atrás de água, alguns poços foram escavados, mas não deram água.

Características da região: Muito seca e isolada de tudo.

Nosso Parecer: Favorável para perfuração de um poço, entretanto temos que firmar uma parceria com alguma igreja que se responsabilize pelo povoado, vamos trabalhar estas questões.

Retorno 14/12 – Canto do Buriti-PI e Floriano-PI

Aproveitamos o retorno e passamos no campo missionário em Canto do Buriti e conversamos bastante com o obreiro. Conversando sobre alguns povoados da região, o obreiro nos informou que um deles, o povoado Bom Lugar, dispõe de um terreno para construção e o local é também necessitado de um poço.
Ao final da tarde chegamos em Floriano onde pernoitamos e conversamos com alguns irmãos. Infelizmente a visita do provável futuro obreiro aoo campo foi cancelada, mas foi bom rever alguns irmãos daquele campo que tivemos o privilégio de ajudar no seu início.

Dia 15/12 retornamos para Demerval Lobão e em seguida Teresina

Almoçamos em Demerval Lobão com o Pr. Beat e sua esposa Úrsula e devolvemos ali o carro que nos foi emprestado para esta missão, pela qual somos gratos.

Voltamos para Teresina à tarde onde constatamos que o problemas em nosso carro, que já fazia mais de um mês persistia, e teve que voltar para oficina, onde permanece até hoje.

Conclusão


Contatamos que precisamos de

  • Escavação de 4 poços;
  • Equipamentos para estrutura de 5 poços;
  • Construção de um pequeno templo no povoado Lagoa do Sal


Orçamento para poços na região

Projeto financeiro poço:
Perfuração 60 metros – 5.0000 (cada metro perfurado fica por + ou – 100,00)
Bomba – 1.300 (a potência da bomba sempre depende da vazão do poço)
Equipar a tubulação do poço – 1.600 (canos, fios, corda, mão de obra)
Caixa d’água – 3.5000 – (10.000 litros)
Estrutura para caixa de 10.000 – 4.5000 (o valor pode ser menor dependendo da estrutura)
Canos e outros materiais – 600,00
O valor total de um poço perfurado e equipado varia entre 14.000 e18.000 mil reais.


Obs. Este é apenas um orçamento e pode ter seu valor dobrado devido os lugares que precisam ser escavados com 120 metros, este orçamento é apenas para 60 metros.

Orçamento Para estrutura de horta comunitária


Ainda precisamos ver isto com o Pr. Martin para concluirmos.

“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.” Tiago 2.14-17

Cleber Campos (missionario da Missão PróSERTÃO)

Compartilhe este artigo
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Print this pageShare on LinkedIn

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 
  • Quem Somos

    Uma união de pastores, missionários e líderes de várias denominações sedentos por ver a glória de Deus se manifestando no coração nordestino. Nós nos comprometemos com a Declaração de Lausanne e com o Compromisso da Cidade do Cabo como também com a Aliança Cristã Evangelica Brasileira.

    Leia Mais
Copyright © 2014 - 2017 PróSERTÃO. Todos os direitos reservados.
Top
DeutschEnglish