Waldemar Ribeiro Soares

03/10/2014
in Blog

um exemplo de fé, superação e amor pelas almas perdidas.

Nascido no dia 10 de setembro de 1934 na localidade Jurema do município de Caracol, que hoje é a cidade de Jurema do Piauí, Waldemar Ribeiro Soares (que hoje se encontra com o Senhor), foi exemplo de fé e superação.
De origem humilde, Waldemar, seus pais e irmãos passaram por sérias dificuldades financeiras, mas em busca de melhores condições de vida, migrou-se para São Paulo, porém, nem tudo foi como ele planejava. Os sofrimentos, a escassez de alimento e as tribulações novamente voltaram a assolar a sua vida. Com o desaparecimento do pai, as dificuldades só aumentaram, afinal, ficou em suas mãos a responsabilidade de cuidar da mãe e irmãos.
Como a Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. E finalmente, chegou o tempo de Waldemar colher os frutos do que Deus havia preparado para Ele. Em 1958, durante um culto evangelístico, ele deixou-se envolver pela palavra de Deus e entregou sua vida a Jesus. Ficou claro com isso, que Deus o encaminhou para São Paulo, não apenas para livrá-lo da fome física, como também da espiritual. Foi em São Paulo também, que ele conheceu Antônia, aquela que viria a ser sua esposa e mãe de seus filhos.
Após um bom período em São Paulo, ele ouviu o chamado de Deus e entendeu que o Senhor tinha um chamado para Ele no Piauí. Sem saber o que Ele tinha preparado, mas entendendo Seu chamado, Waldemar retornou para o Piauí. Deus escreveria então, uma nova história na sua vida.
Waldemar e família foram muito perseguidos, mas Deus tinha seus propósitos e, apesar das perseguições, o número de evangélicos só crescia. Novamente, ouviram do Senhor um chamado e este, era para que se mudassem para Caracol no que foi prontamente obedecido. Durante as visitações realizadas na cidade, Waldemar conheceu um tio (João Apolônio), que arrumou uma casa abandonada para que morassem. Deus já estava os abençoando grandemente.
Com uma equipe pequena de evangélicos, Waldemar queria fundar um trabalho grande. Queriam alugar um salão para que começasse os trabalhos evangelísticos, mas o valor do aluguel era alto e eles não tinham como pagar. Pela fé, decidiram mesmo assim, alugar o ponto. Deus os orientou para se reunirem em oração. Direcionados por Deus, resolveram então, bater à porta de Igrejas evangélicas pedindo a importância do aluguel.

Durante uma viagem a Remanso, na Bahia, conheceu o pastor da Igreja Cristã Evangélica, Max Otto (já falecido), que o ajudou financeiramente e decidiu junto com os membros da igreja, de que o trabalho em Caracol se tornaria uma congregação da Igreja Cristã Evangélica de Remanso. Dois meses depois o Pr. Max foi visitar Caracol levando consigo o Pr. Werner, ambos suiços e juntos realizaram o primeiro culto. Ali eles tomaram uma decisão de darem uma assistência melhor ao trabalho evangélico em Caracol. Chegando em Remanso entraram em contato com a Igreja e também com a Missão Cristã Evangélica do Brasil (MICEB) com sede em Belém do Pará, que decidiu, juntamente com a ICEB de Remanso, para enviar o casal missionário, Pr. Werner e Dona Emmi Hediger, para morarem e trabalharem em Caracol.
Depois receberam mais missionários: Ari Aeberhardue. Após algumas visitas em Campo Alegres de Lourdes, Waldemar e os irmãos da igreja de Caracol, realizaram um culto e enfim, decidiram que Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, passaria a ser um ponto de pregação de Caracol. Com o passar do tempo, Deus levantou outros missionários para ajudar no trabalho, entre eles, a missionária Elsbeth Roth, Ana Clara e Neusa. Além destes, o Senhor moveu também os corações de outros missionários, entre eles, Dona Heidi Schellenberg, Johanna Kessler (já falecida), Andrea Erika Jenni, Pr. Jacó Werner e Erika Imhof, Pr. Alfredo e Helena Franz, Pr. Ari e Gertrud Hauri, Pr. Levi e Marianne Kuhn, Pr. Henrique e Liselotte Deppe e as missionárias Susi Wälti, Lina Hauser, Pr. João e Elisabeth Oldehus, brasilieros, missionários da SAM, Pr. Elizamar Ferreira dos Santos com a sua esposa Carmem, entre outros.
Na política, tornou-se vereador em Caracol, exercendo o mandato por dois anos. Em São Raimundo Nonato fundaram uma igreja e o trabalho começou a se desenvolver onde posteriormente adquiriu-se um térreo na Rua Zeca Coqueiro no qual foi construido o templo da Igreja Cristã Evangélica em São Raimundo Nonato. Waldemar e família residiram em São Raimundo por dois anos, retornando a Caracol com a chegada do casal missionário Pastor Jacó e Dona Erika.
Foi vereador também em Anísio de Abreu / PI durante o período de 01 / 01 / 1989 a 31 / 12 / 2000 com três mandatos seguidos, tendo sido o presidente da Cãmara Municipal de 1998 a 2000. Fundou o Partido da Social Democracia Brasileira em Anísio de Abreu / PI, tendo sido presidente do Diretório Municipal do mesmo.

Depois de ter enfrentado vários problemas, foi enfartado e operado com três pontes de safena. Dois meses depois da cirurgia compraram o terreno para a construção da Igreja e deram o nome de Igreja Missionária Ministério de Avivamento. A Igreja tomou a decisão de consagrar seu filho Rubem Walter Ribeiro Soares, como Pastor e Ministro. Com a ajuda de Deus, dos irmãos e de pessoas amigas, inclusive o Prefeito Municipal Abmerval Gomes Dias, Dra. Maria Lúcia, Dr. Auricélio e algumas igrejas ligadas à Igreja Cristã Evangélica …. de Remanso, construíram o templo. Em Brasília realizou trabalhos evangelísticos na Câmara dos Deputados e em Teresina, na Câmara Legislativa Estadual.
Waldemar Ribeiro Soares viveu intensamente o evangelho da Salvação. Pregou a palavra, Deus o usou na sua obra para a salvação de inúmeras almas. Faleceu aos 72 anos de idade deixando sua esposa Antônia, seis filhos: Levi, Ruth, Ulda, Claudete, Ruben Walter e Ana Maria e oito netos: Geovane, Rafael, Lívia, Jane Kelly, Lígia, Levi, Junior, Alinne e Hilquias.

Compartilhe este artigo
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Print this pageShare on LinkedIn

Comments are closed.

  • Quem Somos

    Uma união de pastores, missionários e líderes de várias denominações sedentos por ver a glória de Deus se manifestando no coração nordestino. Nós nos comprometemos com a Declaração de Lausanne e com o Compromisso da Cidade do Cabo como também com a Aliança Cristã Evangelica Brasileira.

    Leia Mais
Copyright © 2014 - 2017 PróSERTÃO. Todos os direitos reservados.
Top
DeutschEnglish