1º Fórum de Educação para Vida no Sertão

Entres os dias 14 a 16 de Junho, foi realizado o Módulo 1 do Fórum de Educação para Vida, no Centro Evangélico Rancho da Lua, em Dermeval Lobão-PI. Na ocasião, estiveram presentes representantes das 08 turminhas que já funcionam no Piauí, como também voluntários interessados em implantar o Programa de Educação Para Vida em suas cidades, bairros e igrejas. Representantes do Piauí, Pernambuco e Maranhão abraçaram a missão de alcançar as crianças em seus estados. Foi um tempo de muito aprendizado, no qual foram ministradas oficinas que desafiaram os voluntários a mudar a sua cosmovisão a respeito da educação, como também oficinas nas quais foi possível colocar em prática o que foi aprendido.

 

 

Conheça um pouco sobre a Atuação Voluntária:

Existimos desde 27 de abril de 2008, no entanto os projetos têm sido realizados informalmente pela equipe de profissionais voluntários fundadores da Organização, desde 1992.

Somos uma Associação de Profissionais Voluntários, sem fins lucrativos. Todos os profissionais que atuam conosco são voluntários. Nosso enfoque é o desenvolvimento integral de comunidades em situação de vulnerabilidade social por meio da educação e do voluntariado.

Acreditamos que a atuação voluntária de profissionais e investidores é um excelente caminho para a transformação de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, atuamos em duas frentes de voluntariado: Projeto IDE e Educação Para a Vida.

 

 

✔IDE

Desde 2002, anualmente, reunimos profissionais voluntários que, juntamente com a sua família doam tempo e recursos, compartilhando suas habilidades pessoais e profissionais para o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade. Juntos, buscamos articulação com instituições locais e órgãos públicos para a promoção da vida e do bem- estar de pessoas em regiões conflagradas em nosso país.

Nossos alvos são:

·         Servir às comunidades nas quais estão inseridas as turminhas Educação Para a Vida
·       Enfatizar o cumprimento da missão integral da comunidade local
·         Promover campanha de proteção à criança

Mobilizamos profissionais voluntários para atuarem em projetos de curto prazo, em áreas de sustentabilidade ambiental, desenvolvimento, saúde e educação.

✔Educação para a Vida

A Bíblia retrata cada criança como um ser único, especial, criado por Deus e escolhido para ser e viver como Seu filho. A Bíblia está repleta de histórias que revelam que a criança possui uma identidade única, nascendo no tempo certo, no lugar determinado por Deus, com um propósito específico na história que o Pai está escrevendo por meio da humanidade.

O Programa de Educação Para a Vida utiliza a Abordagem Educacional Por Princípios (AEP), em parceria com a AECEP (Associação da Escolas de Abordagem Educacional Por Princípios) e atua especificadamente em contexto missionário. A AECEP é responsável pelas escolas privadas que utilizam a AEP no Brasil. A Atuação Voluntário é responsável pela expansão missionária da AEP, representando AECEP em Missões.

A missão é servir aos que servem às crianças, com :

·         Formação de educadores
·         Produção de Material
·         Assessoria pedagógica

A Atuação Voluntária conta com mais de cem parceiros no Brasil, Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Cabo  Verde e Paquistão, alcançando mais de dez mil crianças em contexto missionário.