Famílias paulistas são desafiadas a servirem no Sertão

O Secretário Executivo da PróSERTÃO, Rubens Coutinho, durante visita à Igreja Cristã Evangélica em São José dos Campos-SP recebeu uma ótima notícia: um casal sentiu-se desafiado a vir para o sertão! Paulucia, ao compartilhar com sua irmã Patrícia sobre o desejo em conhecer e servir no Piauí descobre que seu cunhado, Wander, conhece a Missionária Claudete, pois ambos trabalham juntos para a Editora Cristã Evangélica, na qual a PróSERTÃO tem parceria no Piauí. Ele sempre teve o sonho de vir para o Piauí, e juntamente com sua família, congregam na Igreja Presbiteriana da mesma cidade.

O desejo e sonho de conhecer e abençoar o Piauí enfim se tornou realidade. As duas famílias, junto com seus filhos, estiveram aqui para servir por dez dias junto à missão.

Confira o depoimento de uma das famílias, onde eles relatam os desafios e maravilhas de servir a Deus no sertão:

“No dia 27 de Julho de 2019 iniciamos nossa viagem de São José dos Campos/SP em direção à Teresina/PI para uma jornada de 10 dias de trabalhos evangelísticos em parceria com nossos irmãos em Cristo da Missão PróSERTÃO.
Este plano foi semeado em nossos corações desde as primeiras informações que recebemos da Missão, ainda em 2016, e foi crescendo ao longo dos anos ao recebermos as visitas do Pastor Rubens Coutinho e de sua esposa Elizabeth, na Igreja Cristã Evangélica Bosque dos Eucaliptos em SJCampos/SP. Até que em Dezembro de 2018, num papo animado e informal, assumimos o compromisso de visitar a PróSERTÃO.

Foi uma feliz surpresa perceber que a Missão PróSERTÃO dispõe de muito mais que uma estrutura física e organizacional preparada para levar o evangelho ao Sertão do Brasil. Percebemos que junto ao sempre alegre Pastor Rubens Coutinho, diversos irmãos dedicam suas vidas ao bom serviço cristão e, que através destas famílias, tudo ganhou forma diante do plano do nosso Deus.


Somos gratos à Claudete que com sabedoria e habilidade, organizou ao longo de alguns meses, cada detalhe da nossa agenda e estadia tanto no Piauí, como no Maranhão e dispôs sua casa e família – esposo Ivan e filha Thaís – para tão amorosamente nos acolher.

Agradecemos ao casal de missionários André e Ruth e seus filhos Alice e Davi que nos abriram as portas para conhecermos os amados irmãos em Cristo na Igreja Bíblica Guajajara da aldeia Sardinha no Maranhão.A recepção que tivemos e a alegria que sentimos junto a este povo é inexplicável! Lá, juntos, agradecemos a Deus pelo nosso 14° aniversário de casamento. Desejamos que Deus lhes renove a alegria e as forças a cada dia.

Ao longo do caminho, conhecemos um pouco da realidade de alguns servos do Senhor que, com muito sacrifício e recursos escassos, pregam o amor de Cristo no sertão. Um exemplo é o Pastor Raimundo e sua esposa Deusdelís da Assembléia de Deus do povoado Caxirimbú, no Maranhão. Este é um amado casal do qual tivemos a alegria de conhecer, compartilhar canções e materiais para evangelismo infantil. Que Deus os abençoe!

Tivemos também a alegria de nos juntar às famílias que servem ao Senhor no Rancho da Lua realizando trabalhos de evangelização nas comunidades Piaçava e Teresina Sul. Foram dias de muita alegria e comunhão com os irmãos Daniel, sua esposa Débora e filha Isa, como também, com o irmão Olívio, sua esposa Josi e filhos Miqueias (servo incansável) e Lucas. Somente nosso Deus poderá retribuir o carinho e o cuidado que recebemos destas famílias.

Tantos outros irmãos se juntaram a nós ao longo dos dias e, injustamente, posso ter esquecido de citar alguém, mas nosso Deus os conhece. Cito também o irmão Jerdan de Teresina; Márcia de Barra do Corda/MA; irmãos Menezes e Zilma, Benjamin, Risaldo e Joaquilene, Cacique Marlon e todas as famílias da tribo Sardinha; irmãs Andreia, Úrsula, Verônica, Tatiele, Marta, Alessandra, Carol e voluntários da Comunidade Piaçava; irmãos Eliaquim, Renato e famílias da Igreja Batista da Glória em Teresina.

Somos gratos também aos nossos familiares Wander Gomes, Patrícia e suas filhas Suzanne e Marianne que prontamente aceitaram o convite de irem conosco. Sabemos que, por providência de Deus, assim o fizeram, pois através deles muitos foram abençoados.

Também recebemos apoio de irmãos da nossa Igreja em São José dos Campos/SP, tanto em orações, quanto pela doação de bíblias e outros materiais que foram distribuídos a centenas de famílias ao longo destes dez dias.

Por fim, agradecemos ao Pastor Rubens Coutinho e família, servos zelosos do Senhor, que com amor e alegria sem igual representam tão bem este projeto para honra e glorifica o Senhor.

Ao nosso grande e eterno Deus nossa gratidão pela vida de todos vocês e pelo privilégio de termos servido ao lado de vocês. Que o Espírito Santo alegre nossos corações, pois somos membros do mesmo corpo em Cristo Jesus. Glória à Deus! “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” 1 João 4.19″. (Heber Oliveira, Paulucia Oliveira, Felipe Oliveira, Gabriel Oliveira).

Compartilhando do mesmo sentimento de gratidão e a
mor a Deus, os irmãos Wander Gomes, Patrícia Gomes, Susanne Gomes e
Marianne Gomes também relataram momentos de aprendizado, amor e comunhão em suas experiências no sertão:

“Eu gostei muito de fazer amizade na aldeia. Aprendi com a história na Escola Bíblica de Férias sobre o perdão”. ( Marianne Gomes)

“A viagem foi legal. Conheci coisas novas e diferentes. Foi bom ajudar como monitora na EBF, mas deu trabalho. Gostei de conhecer pessoas novas”. (Susanne Gomes)

“Foram 10 dias de total dependência de Deus. O que foi um grande desafio pelo desconhecido, se tornou, para mim e minha família, em uma das experiências mais importantes em nossa vida cristã. Acredito que todo cristão deveria viver ou conhecer o sertão nordestino. A terra seca e árida não é somente do solo do Maranhão e Piauí, mas de muitos corações que vivem ali, sem Jesus. Compartilhar o amor de Deus na aldeia, na comunidade em Demerval Lobão e Teresina Sul, foi como se fosse uma gota de água diante de um mar de necessidades desses campos. Louvamos a Deus pela vida dos irmãos que se dispõem a estar na linha de frente como Pr. Rubens, Ivan e Claudete e Thais, André e Ruth e os filhos, Daniel,

Débora e Isa, Eliaquim e família. São irmãos valorosos que evangelizam e buscam preparar vidas no sertão nordestino, e mesmo diferentes, somos um só corpo no amor de Jesus. Voltamos impactados e motivados a voltar e contribuir ainda mais na expansão do Reino de Deus no sertão nordestino do nosso país. Há muitos ainda não alcançados e como igreja precisamos nos despertar” ( Patrícia Gomes)

“A princípio, não tinha conhecimento da dimensão e do quão importante é a Missão PróSERTÃO. Participamos com o Pr. Rubens, Claudete, familiares e amigos, de momentos impactantes e emocionantes na aldeia, nos povoados e nas comunidades do Maranhão e Piauí, onde compartilhamos um pouco sobre Deus e sua Palavra e o que Ele deseja de nós. Volto pra casa com o coração desejoso de fazer algo mais pelas pessoas que estão desesperançosas , e peço a Deus que o Evangelho possa transformar não somente as vidas mas também todo o ambiente (familiar, social, religioso) em que os irmãos vivem. Desejo que em uma próxima viagem que a equipe seja maior e assim compartilharmos o amor de Deus” (Wander Gomes).